publicidade

MUNDO

Hoje é sexta-feira 13! Saiba de onde pode ter surgido essa superstição

por Isabela Rocha no dia 13 de outubro de 2017 às 07:57
Foto: Reprodução

O encontro do dia 13 com a sexta-feira sempre foi repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Como se não bastasse isso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.

Poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. De acordo com a pesquisa da Mestre em História Rainer Sousa, uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

 

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS

Que susto! Filhote de onça é encontrado em loja em Atibaia

Em propaganda, PT diz que tentam impedir candidatura de Lula em 2018

 

Notícias: MUNDO
por Alessandro Granda no dia 23 de outubro de 2017 às 17:19 em
por Elaine Silva no dia 23 de outubro de 2017 às 16:15 em
por Elaine Silva no dia 23 de outubro de 2017 às 15:58 em

publicidade

publicidade

© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar