publicidade

SAÚDE & BEM ESTAR

CUIDADO! Seu celular pode estar fazendo mal a você; saiba o motivo

por Yan Passos no dia 05 de outubro de 2017 às 14:33
Foto: Ilustrativa

Uma pesquisa, nomeada “Global Mobile Consumer Survey 2017”, feita pela Deloitte, revelou que oito em cada dez brasileiros atingem o limite do pacote de dados dos seus smartphones antes do prazo final programado.

Segundo o estudo, 51% dos entrevistados – 2.000, no total, em todo o Brasil – contratam serviços de dados para acessar a internet com limites, geralmente inferiores a 3GB. Ao passo que, 20% afirmou não saber detalhes sobre o plano contratado.

É certo que as novas tecnologias [os smartphones, neste caso] chegaram para grande parte da população brasileira. No entanto, 87% dos participantes do estudo revelaram que o celular continua sendo o principal “sonho de consumo”.

UM PERIGO: O VÍCIO PELAS NOTIFICAÇÕES

O vício em verificar as notificações também atingiu quase a metade dos entrevistados (45%), sendo eles jovens entre 18 e 24 anos. Eles revelaram que costumam ver as mensagens no meio da noite, ou seja, interrompendo o sono. Os dados mostraram, no entanto, que a prática não corresponde apenas aos jovens, mas também aos adultos (33%)

Além de prejudicial à saúde física e do sono, o uso excessivo dos smartphones acarreta riscos, também, às relações interpessoais. A pesquisa da Deloitte mostrou que 56% dos entrevistados que têm um relacionamento estável consideram que seu parceiro passa muito tempo no celular e, por isso, gera brigas na relação.

Entre pais e filhos não é diferente: 63% dos jovens ficam tempo demais no celular, disseram.

O USO NO TRABALHO

Dos entrevistados, apenas 4% disseram nunca ter usado o celular pessoal no horário de trabalho, ao passo que, 31% afirmaram usar “de vez em quando”. A maioria (64%) afirmou usar constantemente.

publicidade

publicidade

© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar