publicidade

ECONOMIA

Radar Notícias: como administrar uma empresa familiar e evitar conflitos

por Evana Marmo no dia 13 de setembro de 2017 às 08:25
Foto: Especialista em empresa familiar, Cícero Rocha (Radar da Bahia)

Além de entender, é necessário compreender o sistema de uma empresa, especialmente as familiares, segundo o especialista em gestão, Cícero Rocha.

Em entrevista ao programa Radar Notícias nesta quarta-feira (13), Rocha falou que cerca de 90% das sociedades são de empresas familiares. Ainda de acordo com ele, são mais rentáveis, lucrativas, crescem mais rápido e é um ambiente bom para se trabalhar. Mas mesmo com isso tudo, o índice de continuidade delas é pequeno, cerca de 30% passam para os filhos, 15% para os netos e apenas 5% para bisnetos.

Para que uma empresa se desenvolva, o primeiro passo é profissionalizar e equilibrar o sistema no negócio. Segundo Cícero, normalmente a passagem de pai para filho é sempre traumatizante o que causa o fechamento. Para ele, “Sucessão não é um evento e sim um processo”. Que a partir dessa conscientização, a gestão deve ser tratada com especialista que aplica métodos para evolução.

O fato de uma empresa crescer não é sinal que ela está equilibrada, com isto a função de um gestor na área auxilia nesse crescimento sem desequilíbrio.

E um fato a ser considerado é a questão que muitos falam que a família está destruindo as empresas, mas não lembram do contrário. Onde os parentes estressados com os problemas dos negócios terminam entrando em conflito e acaba afetando a vida íntima, finaliza o especialista.

Notícias: ECONOMIA
por Evana Marmo no dia 23 de setembro de 2017 às 08:45 em
por Elaine Silva no dia 22 de setembro de 2017 às 20:25 em

publicidade

publicidade

© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar