publicidade

SAÚDE & BEM ESTAR

ALERTA: Pernilongo também pode transmitir Zika, afirma Fiocruz

por Yan Passos no dia 09 de agosto de 2017 às 14:33
Foto: Reprodução/Internet

Coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, o código genético do vírus Zika foi analisado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco. Com o sequenciamento, os especialistas descobriram que o patógeno consegue atingir a glândula salivar do animal, o que, de acordo com o órgão, revela que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9), na revista Emerging microbes & infections.

Os mosquitos desse gênero foram colhidos Região Metropolitana do Recife e eles já estavam infectados. Agentes do Departamento de Entomologia da entidade conseguiu constatar em laboratório que o vírus consegue replicar dento do mosquito e chegar até a glândula salivar.

 

 

Também foi constatada a presença de partículas do patógeno na saliva expelida do Culex, colhidas pelos cientistas. Conforme a Fiocruz, o artigo apresenta a possível transmissão do vírus Zika através do pernilongo na cidade. Agora, será avaliado “o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus Zika”.

 

publicidade

publicidade

© Copyright 2016 - Radar da Bahia - Grupo Radar